domingo, 28 de abril de 2013

Rumo ao mestrado


O que fazer depois da faculdade? Muitos pensam em já trabalhar, procurar alguma qualificação e especializar-se na área escolhida. Outros pensam em seguir com os estudos e entrar logo para um mestrado. E por que não os dois? Para ingressar em um mestrado numa faculdade pública, por exemplo, é necessário que o aluno tenha boas notas na graduação e alguns artigos publicados. Já um mestrado particular, requer apenas a mesma dedicação ao curso que o aluno daria se estivesse em um mestrado público e dispor de recursos para o custeio do curso.

Sou integrante do NUPESQ, e para os que não conhecem, foi criado em 2000 e tem como propósito promover e desenvolver pesquisas nas áreas dos cursos oferecidos pela FAFICA. O PIC – Programa de Iniciação Científica insere os estudantes na atividade científica, incentivando à pesquisa com concessão de bolsa para os candidatos aprovados na seleção. O que é uma pesquisa científica? É buscar conhecimento por um assunto específico. E que assunto é esse? Escolha um tema dentro da sua área, pense em uma problemática e desenvolva seu artigo em cima desse problema a fim de buscar uma solução.

Minha primeira produção, ”Ferramentas de Auxílio ao Aprendizado em Programação: Um Estudo Comparativo”, desenvolvido sob a orientação do professor M.sc César França, foi aceito para ser apresentado no ERBASE XIII/WEIBASE XI – Escola Regional de Computação Bahia-Alagoas-Sergipe / Workshop de Educação e Informática Bahia- Alagoas –Sergipe. Um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e que teve a sua primeira edição no ano de 2001.

A ERBASE é um fórum para pesquisadores, professores, alunos e profissionais de Computação e áreas afins cujo objetivo principal é fomentar a troca de ideias e experiências através de palestras, workshops, minicursos e laboratório. É um evento multi-institucional que conta com o apoio das principais instituições de ensino técnico e superior dos estados da Bahia, Alagoas e Sergipe. Neste ano o evento foi realizado em Aracaju e teve como tema principal a TI Verde, que estuda o impacto dos recursos tecnológicos no meio ambiente.

O WEIBASE é um fórum regional que visa divulgar e discutir os avanços político-pedagógicos na educação superior e técnica em cursos de informática. O público alvo deste evento constitui-se de coordenadores de curso, professores, estudantes e profissionais da área de computação interessados em técnicas inovadoras voltadas à melhoria do ensino de informática.

No artigo, pesquisamos algumas ferramentas que podem auxiliar no ensino em programação e tem como objetivo refletir sobre a utilidade desses softwares. Fizemos um levantamento dos conceitos de programação e como resultado deste artigo, sugerimos um modelo de classificação em três níveis que permite a comparação e a adoção da ferramenta mais adequada de acordo com as características do estudante.

É super gratificante quando colhemos os frutos do nosso trabalho. Minha ida a Aracaju já começou a ser planejada com o resultado da seleção dos artigos. Com a minha apresentação preparada e ensaiada há semanas, aventurei-me pelas terras sergipanas. O mais difícil foi combater o nervosismo na hora da apresentação, mas quando estamos seguros do que falamos, com o tempo, ele passa. Esta experiência serviu como uma boa dose de estimulante para a minha caminhada e que quando temos um objetivo, mesmo que existam obstáculos, nunca devemos parar de tentar. Pretendo, ao sair da faculdade, entrar em um mestrado e trabalhar também. Dificuldades, reconheço que irão existir. Quem disse que iria ser fácil? Como estou só no início da minha caminhada, ainda tem muito chão pela frente e outros artigos para apresentar.

2 comentários:

  1. Parabéns Márcia, muito boa a sua portagem, e parabéns também pelo seu esforço na construção dos artigos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Renato! Estamos todos no mesmo barco. Vamos com tudo no CSBC 2013!!!

      Excluir