Sempre fui apaixonado pelas possibilidades que a T.I. tem de influenciar no dia a dia das pessoas, assim como suas aplicações para facilidade, praticidade e claro na atenção a vida das pessoas, temos milhões de exemplos de sistemas e equipamentos que promovem a vida,a sustentam e a defendem. Nestes dias li sobre uma certa pessoa "Brittany Wenger" de apenas 18 anos, segundo o site Mashable ele desenvolveu um algoritmo que detecta o câncer, mais precisamente o leucemia de linhagem mista (MLL), este tipo de leucemia tem complicado diagnostico e quase sempre não deixa muito tempo de vida ao paciente, o diagnostico quanto mais precoce mais eficiente e o tratamento.
Ela desenvolveu uma rede artificial neural que é capaz de detectar padrões genéticos, segundo ela "Diferentes tipos de câncer têm diferentes tipos de impressões moleculares". O sistema é capaz de analisar características como tamanho, espessura e forma das células para saber se o indivíduo está ou não infectado pelo tipo de patologia analisado.
Para deixar ainda mais surpreendente a pesquisa, a americana detectou quatro tipos de expressões de genes específicos no corpo que podem ser usadas na fabricação de medicamentos específicos para MLL, a pesquisa não só resultou em uma ferramenta de diagnostico eficaz como também abre uma ampla possibilidade de pesquisa sobre o suso dos genes em novas drogas para o tratamento.
Nos resta torcer para que muitas outras descobertas como esta sejam realizadas, e que dentro de algum tempo tenhamos medicamentos mais eficientes no tratamento da leucemia.
Que coisa boa!!!
ResponderExcluirRealmente Márcia, quem sabe isto incentive a outras pessoas a se tornarem pesquisadores, quanto bem uma pessoa pode fazer pela humanidade...
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir