Para as pessoas que ainda não conhecem o Google Cloud Messaging para Android, esse é um serviço gratuito do Google que permite a comunicação de um aplicativo na nuvem com um dispositivo Android através da troca de mensagens.
Pode-se citar como exemplo, o desenvolvimento de um aplicativo para Android que, ao receber uma mensagem com o conteúdo "TirarFoto", o aplicativo irá capturar uma imagem através da câmera do dispositivo e envia a imagem capturada para um determinado endereço de e-mail. Um aplicativo que pode ser muito beneficiado com o GCM é o Whatsapp na troca de mensagens entre usuários.
Essa é a forma mais recomendada atualmente para enviar mensagens da Nuvem para um dispositivo Android, isso, devido ao seu pequeno consumo de recursos do dispositivo, devido ao aplicativo não precisa estar conectado a internet para verificar de tempos em tempos se existe uma nova mensagem porque o próprio GCM irá enviar a mensagem diretamente para os dispositivos registrados. O GCM evita o alto consumo de memória RAM e processamento, economiza também a bateria do dispositivo, além de ser seguro, já que a troca de mensagens é intermediada pelos servidores GCM do Google, no qual fornece um ID único para cada dispositivo registrado, e apenas quem conhece esse ID pode enviar uma mensagem para o dispositivo.
Como o GCM é uma API do Google, é necessário que se tenha uma conta no Google para poder obter acesso a essa API em sua conta. Para facilitar ainda mais o entendimento o processo é o seguinte:
1. O dispositivo Android se registra no GCM (através dos servidores do Google);
2. O dispositivo Android recebe um ID (identificador único);
3. O dispositivo Android envia o ID recebido do GCM para o seu servidor;
4. Seu aplicativo armazena o ID do dispositivo no Banco de Dados;
a. Você envia uma mensagem para o seu servidor, via Browser, através de seu aplicativo Web;
b. Seu servidor encaminha a mensagem para o GCM, informando o ID do dispositivo que receberá a mensagem;
c. O GCM encaminha a mensagem para o dispositivo registrado com o ID informado;
Essa é mais ou menos uma ideia de como é que funciona o GCM. Para mais detalhes é só a cessa este link: http://goo.gl/XJA4E
Nenhum comentário:
Postar um comentário