A Nasa lançou ontem, terça-feira, um novo programa que foca a descoberta e estudo de asteroides que possam ameaçar a vida humana. Esse projeto servirá como um complemento para outra missão recentemente anunciada pela Nasa, que é uma nave não tripulada que irá capturar um asteroide e rebocá-lo até a órbita lunar, onde astronautas poderão estudar.
Lori Garver, administradora adjunta da Nasa, disse: "A Nasa já está trabalhando com acompanhamento de asteroides que poderiam representar um perigo para o planeta. Apesar de termos encontrado 95% dos maiores em órbita próxima a Terra, temos que detectar a todos".
Nos arredores da Terra há uma grande variedade de asteroides, no qual a Nasa já detectou quase todos os maiores que um quilômetro de diâmetro (os mais perigosos), que foi um desses que há 65 milhões de anos causou a extinção dos dinossauros ao colidir com o planeta. Os cientistas afirmam que uma colisão com um destes grandes objetos é muito rara na história da Terra e nenhum dos já detectados representa um risco no futuro, que não está muito distante.
Esse projeto tem como principal objetivo detectar e caracterizar asteroides e aprender a lidar com esses riscos potenciais, além de poder contar com a participação do público, com sua capacidade de inovação, e dos cientistas amadores, para ajudar a resolver esse problema global.
Fonte: Revista Veja
Nenhum comentário:
Postar um comentário