quarta-feira, 12 de junho de 2013

Comprometimento organizacional. Todos nós temos um tipo!


Segundo Camargos et al. (2008, apud Nunes e França, 2013), diversas podem ser as fontes de influência para a escolha de uma carreira profissional, mas quando realizada de forma ineficaz, pode gerar no futuro, insatisfação, desinteresse e desmotivação do profissional, podendo até sair da profissão de uma forma precoce. Esse tipo de problema geralmente acontece, quando um indivíduo escolhe uma profissão com o objetivo de apenas entrar no mercado de trabalho ou pelos desejos de consumo imediatos, no qual, essas escolhas são feitas levando em consideração aspectos que não necessariamente combinam com as preferências e competências do indivíduo.

O comprometimento organizacional divide-se em três tipo segundo Meyer e Allen (2001, apud Mortati, 2009): afetivo, normativo e instrumental. Segundo eles o Comprometimento afetivo refere-se à fixação do empregado na organização, devido a se identificar ou até mesmo ter um certo apego afetivo ou envolvimento na organização. O empregado que tem este tipo de comprometimento, permanecem na empresa porque realmente gosta de trabalhar nela e a tratam como se fosse dele. Comprometimento instrumental refere-se a uma consciência dos custos associados a deixar a organização. Este tipo de empregado, permanece na empresa porque precisa. Por último, o Comprometimento normativo reflete um sentimento de obrigação de continuar no emprego. Dessa forma, o empregado que possui esse tipo de comprometimento, sente que deve permanecer na organização.

A partir dessas três abordagens, podemos observar que o compromisso é um estado psicológico que caracteriza a relação do empregado com a organização, e tem implicações para a decisão de continuar ou não de uma forma exclusiva, porém, um empregado pode passar pelos três níveis de comprometimento de diferentes formas. Um funcionário pode, por exemplo, ter um forte desejo e uma forte necessidade de se manter, mas pouca obrigação com a organização. Já outro pode sentir pouco desejo, uma necessidade moderada e uma obrigação forte, e assim por diante.

FONTES: 

Nunes, Renato A. de Vasconcelos; França, A. César C.; (2013) "Um Estudo Quantitativo sobre Fatores de Atração de Profissionais para a Área de Tecnologia da Informação" - SBSI 2013

Mortati, Isabella Borghi; (2009) "Relacionando o Comprometimento Organizacional e a Responsabilidade Social Corporativa" - Dissertação de Mestrado da FGV (Fundação Getúlio Vagas)



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