quarta-feira, 8 de maio de 2013

Impressora 3D: Uma nova tecnologia no Brasil e no mundo!


A impressora 3D é a nova tecnologia do momento, mas muitos não sabem que ela surgiu em 1984. Foi neste ano que Charles Hull fez a primeira impressora 3D, que ao invés de utilizar tinta e papel, constrói objetos, desde uma simples joia até peças de carro. 

Pois é, para os que ainda não conhecem esta nova tecnologia, ela é realmente capaz de imprimir partes de um carro. A prova disso é o apresentador do programa de televisão americano The Tonight Show, Jay Leno, que é fá de carros antigos. Mas este seu hobby tinha um grande problema, pois peças antigas são raras e muitas vezes não existem, porém Leno resolveu seu problema com a impressora, ele resolveu imprimir partes de seu Stanley Steamer 1909, um calhambeque movido a vapor, não é a toa que o setor automotivo é um dos setores que mais estão investindo nesta tecnologia. 

As coisas magníficas que esta impressora faz não para por aí. Há dois anos atrás, em 2011, o automóvel Urbee foi lançado como o "primeiro automóvel impresso em 3D", embora só a carroceria tenha sido feita assim. Outro caso impressionante foi a construção do Areion, um carro de corrida que foi feito por um grupo de estudantes de engenharia belgas, atingindo nada mais, nada menos, do que 140 km/h. "Tentaremos fazer um carro por ano, mas não há planos para uma escala industrial", diz Joris Aerts, chefe da Fórmula Group T, a equipe do Areion, que corre em competições universitárias. 

Aqui no Brasil já existe uma fábrica de impressora 3D, é a Cliver, com apenas um ano de vida. Ela já produz de 25 a 35 unidades por mês e investiu cerca de R$ 100.000,00, que já foi recuperado neste primeiro ano de existência. Cada impressora custa em média R$ 4.650,00. Ela já forneceu impressoras para a Intelbras (constrói modelos de aparelhos) e Embraer (produz protótipos de peças internas das aeronaves) e está estudando o fornecimento deste equipamento para a Renault. 

É impressionante o que esta impressora faz! A cada dia que surge uma notícia sobre ela eu fico mais impressionado com a capacidade da mente humana de construir algo desse tipo, porém se for utilizada por pessoas com mente maligna, pode tornar-se um fabricante de armas. Este não foi o meu objetivo aqui, mas caso queira saber a história é só acessar o site da BBC Brasil. (Clique aqui para acessar o site)

Fontes: Revista Super Interessante180graus Notícias

4 comentários:

  1. Essa fonte da BBC não é confiável sobre as armas e impressora 3D, o pessoal vai pensar que a arma é totalmente de plástico coisa que não é verdade, Não há condições de se fazer um arma totalmente de plástico, o cano por exemplo tem que ser em Aço por que se não explode tudo na cara da pessoa que dispara, a munição é feita em chumbo e pólvora entre outros materiais... AFIRMO: A partes de armas podem ser impresso SIM na impressora, existe armas que tem parte de Polímero e a outra parte é feita em Aço, como a pistola Glock e o famoso Kalashnikov Automática conhecida como AK-130,lembrando que há outras armas que usam polímeros, portanto não a condições da arma se totalmente em plástico. as armas são feita em Polímero e Aço.

    FONTES:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Glock
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Muni%C3%A7%C3%A3o#Proj.C3.A9teis_de_chumbo
    http://pt.wikipedia.org/wiki/AK-103
    https://www.youtube.com/watch?v=ydKTGU0c--U

    ResponderExcluir
  2. Cara se o Site da BBC não for confiável, então não sei o que mais é na internet.

    ResponderExcluir
  3. Só achei meio vago falar das armas fica como complemento.

    ResponderExcluir
  4. Vcs viram isso???
    http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/05/governo-americano-exige-retirada-de-programa-que-imprime-armas-em-3d.html

    ResponderExcluir