quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Formas de Interação com Games: Camera Kombat

Outra forma legal de interação com games é o Camera Kombat. Jogo de luta multplayer criado por estudante de Ciência da Computação do Centro Universitário SENAC - SP. O jogo é baseado em reconhecimento de gestos e depende dos movimentos do jogados para que seu 'personagem' possa relizar suas ações.

O camera Kombat permite que o usuário use seu corpo como dispositivo de entrada. Eliminando assim, a necessidade do uso de joysticks. Para jogar é necessário que o computador possua uma câmera para a captura da imagem e que os jogadores fiquem sempre ao seu alcance para que todos os movimentos sejam recolhidos e interpretados. Para a identificação dos gestos, primeiramente devem ser identificadas as regiões do corpo do jogador, como, cabeça e pés. Então quando o jogador esticar o braço para frente, por exemplo, é realizado um calculo baseado na extremidade de cima do da imagem capturada do jogador, no caso a cabeça, e o software executa uma ação de acordo com aquele gesto que foi identificado.

À medida que os movimentos forem sendo identificados, como um soco ou um chute, é lançado um objeto virtual em direção ao adversário que pode ser visto na tela do computador. O jogador adversário precisa desviar desse objeto para não 'perder life' e contra-atacar da mesma forma.

A linguagem utilizada na criação do projeto foi C, sob o paradigma de programação estruturada. Para acesso a implementação de qualidade de técnicas e métodos de visão computacional foi utilizada a biblioteca OpenCV, que possui uma serie de algoritmos preparados para trabalhar em aplicações que demandam processamento de imagem.

O resultado desse trabalho é uma forma divertidíssima do usuário interagir com o jogo e impossível de ficar parado. Veja abaixo um vídeo de demonstração do Camera Kombat.





Referência:

DE PAULA, L.R.P., BONINI, R.N. AND MIRANDA, F.R.. 2006. Camera Kombat – Interação Livre para Jogos.

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