domingo, 28 de agosto de 2011

jQuery: O que é e como funciona

O jQuery é um framework de Javascript, de forma bem resumida, é uma coleção de funções e métodos prontos para serem utilizados, amplamente testados e que devem ser usados de forma pré-definida para tudo correr bem.

Em alguns casos um framework chega a ser um estilo completamente novo de programar em certa linguagem, no caso do Javascript, o jQuery é, sem dúvida, um estilo novo, atrativo, fácil e interessantíssimo de programar.

ALGUMAS DEFINIÇÕES SOBRE O JQUERY:
  • É uma livraria de funções Javascript
  • É uma livraria com o lema “Escrever menos e fazer mais”
Contém os seguintes recursos
  • Selecções de elementos HTML
  • Manipulação de elementos HTML
  • Manipulação CSS
  • Eventos HTML
  • Efeitos e animações Javascript
  • HTML DOM
  • AJAX

SINTAXE JQUERY

A sintaxe jQuery é orientada para seleccionar elementos HTML e de seguida efectuar acções nos mesmos.

A sintaxe básica é $(selectorHTML).acção()

Trocando por palavras, o simbolo $ é para definir jQuery, (selectorHTML) é onde se introduz o elemento e acção() é onde irão ser introduzidas as acções a efectuar nos elementos.

Exemplo:
1
2
3
4
5
6
7
$(this).hide() // Esconde o elemento actual
$("p").hide() // Esconde todos os parágrafos
$("p.teste").hide() // Esconde todos os parágrafos com a classe="teste"
$("#test").hide() // Esconde o elemento com o id="teste"

Em breve novas dicas sobre jQuery.
Até os próximos posts.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Formas de Interação com Games: Camera Kombat

Outra forma legal de interação com games é o Camera Kombat. Jogo de luta multplayer criado por estudante de Ciência da Computação do Centro Universitário SENAC - SP. O jogo é baseado em reconhecimento de gestos e depende dos movimentos do jogados para que seu 'personagem' possa relizar suas ações.

O camera Kombat permite que o usuário use seu corpo como dispositivo de entrada. Eliminando assim, a necessidade do uso de joysticks. Para jogar é necessário que o computador possua uma câmera para a captura da imagem e que os jogadores fiquem sempre ao seu alcance para que todos os movimentos sejam recolhidos e interpretados. Para a identificação dos gestos, primeiramente devem ser identificadas as regiões do corpo do jogador, como, cabeça e pés. Então quando o jogador esticar o braço para frente, por exemplo, é realizado um calculo baseado na extremidade de cima do da imagem capturada do jogador, no caso a cabeça, e o software executa uma ação de acordo com aquele gesto que foi identificado.

À medida que os movimentos forem sendo identificados, como um soco ou um chute, é lançado um objeto virtual em direção ao adversário que pode ser visto na tela do computador. O jogador adversário precisa desviar desse objeto para não 'perder life' e contra-atacar da mesma forma.

A linguagem utilizada na criação do projeto foi C, sob o paradigma de programação estruturada. Para acesso a implementação de qualidade de técnicas e métodos de visão computacional foi utilizada a biblioteca OpenCV, que possui uma serie de algoritmos preparados para trabalhar em aplicações que demandam processamento de imagem.

O resultado desse trabalho é uma forma divertidíssima do usuário interagir com o jogo e impossível de ficar parado. Veja abaixo um vídeo de demonstração do Camera Kombat.





Referência:

DE PAULA, L.R.P., BONINI, R.N. AND MIRANDA, F.R.. 2006. Camera Kombat – Interação Livre para Jogos.

domingo, 21 de agosto de 2011

O HTML5

O HTML5 é a quinta versão da linguagem HTML. Esta nova versão traz consigo importantes mudanças quanto ao papel do HTML no mundo da Web, trazendo novas funcionalidades como semântica e acessibilidade, com novos recursos antes só possíveis por meio de outras tecnologias, e trazendo uma importante disseminação dentre todos os novos navegadores de internet, tornando-o mais universal e com os novos elementos, que valorizam a semântica, incluindo as tags nav, header, section, aside, e footer, o desenvolvimento para a web com HTML5 a partir de agora estará em um nível superior. As novidades não acabam por aí, dentre todas, podemos citar as seguintes:

· Utilização de um plugin gratuito de áudio e vídeo via tags.

· Elemento

· Drag and Drop de elementos.

· Cross-document e cross-domain messages.

· Histórico de navegação em Ajax.

· Geolocation API.

· Network status (online/offline).

· Maior controle de dados sobre formulários.

· contentEditable – Editor rico de conteúdo.

· Armazenamento de dados no cliente.

· Web worker threads.

Com essas novidades, o HTML5 causa uma mudança no desenvolvimento, apoiando normas abertas que expõem tecnologias subjacentes permitindo a integração, inovação e desenvolvimento de aplicações e serviços complexos facilmente.

Mehores sites que utilizam html5:
Galeria HTML5

Até os próximos post.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Formas de Interação com Games: Air Guitar

Sabe aquela competição onde os participantes devem tocar uma guitarra imaginária como se fosse uma guitarra de verdade e tem até um campeonato mundial? Pesquisadores do Centro de Informática da UFPE desenvolveram um framework voltado para a prática dessa atividade chamada de Air Guitar.


Esse framework permite que o usuário utilize suas mãos como dispositivo de entrada. Para que funcione basta ficar em frente à camera do computador e fazer com que suas mãos estejam sempre ao seu alcance. O rastreamento das mãos é feito através da identificação de cores, por isso, o jogador precisa usar um par de luvas de uma cor que esteja em contraste em relação ao ambiente. Dado inicio ao jogo, a câmera captura os movimentos das mãos do jogador, identificando suas intenções, como uma batida nas cordas e a posição da mão no braço da guitarra.



Veja abaixo o vídeo de demonstração do framework para a prática do Air Guitar:






O framework faz uso de algumas bibliotecas para auxiliar no seu processamento, como DSVideoLib que é usada na captura da imagem pela web cam, FMOD X que é responsável pela saída de sons, enquanto o códifo foi escrito na linguagem C++.


Referencias:

FIGUEIREDO, L.S., TEIXEIRA, J.M.X.N., CAVALCANTI, A.S., TEICHRIEB, V. AND KELNER, J.. 2009. An open-source framework for air guitar games.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Páginas PHP não são vírus!

Na edição do Jornal Hoje, da Rede Globo do dia 29/07/2011 foi ao ar uma matéria com o título “Saiba como não cair na armadilha de mensagens eletrônicas falsas”, onde vários assuntos de segurança foram abordados. Porém, o que teve repercussão entre os programadores foi um comentário que o especialista em segurança na internet Jefferson D'addario fez em menção as páginas PHP, ao dizer que … quando for .php pode ser, em grande maioria programas…“.

Este comentário criou revoltas principalmente entre os grupos de desenvolvedores php. O que levou os profissionais que trabalham com esta tecnologia ficarem receosos de, como iriam explicar ao seus clientes que a Rede Globo cometeu um erro na publicação de sua matéria, entre outros problemas que poderão ser gerados pela informação mal elaborada por parte do Jornal da Rede Globo.

Este fato incentivou a criarem uma petição pública contra a reportagem, no qual a TV Globo veio a se retratar através de seu site, assim como também postou uma nova matéria explicando que as maiorias das páginas programadas em php não oferecem riscos.

PHP é uma linguagem de programação do lado do servidor, gratuito e independente de plataforma, com grandes funções e muita documentação. Seu propósito principal é de implementar soluções web velozes, simples e eficientes. Assim como PHP existem várias outras linguagens direcionadas para web (exemplos: Java, Asp, Ruby, Perl, Python) e por ser uma linguagem muito utilizada de fácil e rápida implementação, está sendo muito visada como uma das formas com qual as quadrilhas virtuais criam ataques através da internet, o que não se referem dizer que todas páginas com extensão .php são vírus.

Matéria antes da edição

http://www.youtube.com/watch?v=uFc6QGIragg&feature=related

Matéria Editada

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/07/saiba-como-nao-cair-na-armadilha-de-mensagens-eletronicas-falsas.html

Retratação da Rede Globo

Nova Matéria: http://g1.globo.com/videos/jornal-hoje/v/veja-como-paginas-de-internet-programadas-em-php-nao-oferecem-risco/1581419/

Comentário no site:O Jornal Hoje errou, na versão original desta reportagem, ao informar que a terminação php, em um site, poderia indicar uma tentativa de golpe. A informação está incorreta e já foi retirada do texto abaixo, assim como do vídeo apresentado na edição desta sexta-feira (29 de julho) do Jornal Hoje.”.

Retratação do Especialista

http://www.daddario.com.br/detalhes-da-entrevista-para-jornal-hoje-dia-290711-phpvirus-jhoje/

Petição Pública

http://www.peticaopublica.com.br/?pi=PHPJHOJE