VRML (Virtual Reality Modeling Language) é uma linguagem que possibilita a criação de ambientes virtuais.
Descrever objetos em 3D, a ponto de animar cenas e transforma-las em "verdadeiros mundos virtais" é a sua principal característica.
A visualização dessas cenas são disponibilizadas pela internet, porém alguns brownsers não conseguem abrir a imagem sem o aplicativo que ajuda a carregar o objeto 3D no brownser. Para instalar o plug-in necessário para a visualização clique aqui.
O VRML surgiu na ideia de levar a realidade virtual para a internet. Ela foi apresentada pela primeira vez em 1994 na Primeira
Conferência sobre World Wide Web com o objetivo de dar suporte para o desenvolvimento de mundos virtuais multi-usuários na internet sem precisar de alta velocidade. Trabalhando com o sistema cartesiano 3D, a sequencia de dos eixos é X,Y e Z e a unidade de medida para distâncias é metros e para ângulos é o radiano.
Tudo que se precisa para escrever um código VRML é um editor de textos. Uma vez editados, os arquivos são gravados em formato ASCII com extensão .wrl para poder ser interpretado pelo navegador como arquivo fonte de um mundo virtual.
Para fins de identificação todo aquivo VRML na versão 2.0 deve ter o cabeçalho da seguinte maneira:
#VRML V2.0 utf8
O caractere # significa comentário, ou seja tudo o que estiver após esse simbolo não será interpretado pelo brownser.
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS
Um node é um conjunto de especificações que determinam as características dos objetos contidos no cenário. O node AsciiText é usado para colocar texto no cenário. Outros parâmetros como o tipo ou estilo da fonte pode ser mudado usando o node FontStyle. VRML possui diferentes classe de nodes.O VRML, já possui algumas figuras geométricas pré-definidas, são elas o cubo, cone, o cilindro e a esfera. Por default essas figuras apos criadas ficam localizadas no centro da tela. Para mudar os objetos do espaço é usado o node Translation.
O node Cube é usado para definir paralepípedos.
O node Cone serve para criar cones simples. Os parâmetros desse node são:
- bottomRadius - define o raio da base;
- height - define sua altura.
- radius - que define o comprimento do seu raio.
- radius - que define seu raio;
- height - que define sua altura.
#VRML V2.0 utf8
# The VRML 2.0 Sourcebook
# Copyright (c) 1997
# Andrea L. Ames, David R. Nadeau, and John L. Moreland
# A brown hut
Group {
children [
# Draw the hut walls
Shape {
appearance DEF Brown Appearance {
material Material {
diffuseColor 0.6 0.4 0.0
}
}
geometry Cylinder {
height 2.0
radius 2.0
}
},
# Draw the hut roof
Transform {
translation 0.0 2.0 0.0
children Shape {
appearance USE Brown
geometry Cone {
height 2.0
bottomRadius 2.5
}
}
}
]
}
![]() |
Figura 1.0 |
É isso galera, fiquem ligados nos proximos post sobre Realidade Virtual que eu estarei colocando aqui.
Não perca tempo, começe agora a criar imagens 3D você também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário