terça-feira, 7 de junho de 2011

VRML - O que é isso?

Olá pessoas, estou aqui para falar um pouco sobre a realidade virtual, mais precisamente sobre o VRML. Nesse meu primeiro post vou tentar ser a mais simples e direta o possível.
VRML (Virtual Reality Modeling Language) é uma linguagem que possibilita a criação de ambientes virtuais.
Descrever objetos em 3D, a ponto de animar cenas e transforma-las em "verdadeiros mundos virtais" é a sua principal característica.

A visualização dessas cenas são disponibilizadas pela internet, porém alguns brownsers não conseguem abrir a imagem sem o aplicativo que ajuda a carregar o objeto 3D no brownser. Para instalar o plug-in necessário para a visualização clique aqui.
O VRML surgiu na ideia de levar a realidade virtual para a internet. Ela foi apresentada pela primeira vez em 1994 na Primeira

Conferência sobre World Wide Web com o objetivo de dar suporte para o desenvolvimento de mundos virtuais multi-usuários na internet sem precisar de alta velocidade. Trabalhando com o sistema cartesiano 3D, a sequencia de dos eixos é X,Y e Z e a unidade de medida para distâncias é metros e para ângulos é o radiano.
Tudo que se precisa para escrever um código VRML é um editor de textos. Uma vez editados, os arquivos são gravados em formato ASCII com extensão .wrl para poder ser interpretado pelo navegador como arquivo fonte de um mundo virtual.

Para fins de identificação todo aquivo VRML na versão 2.0 deve ter o cabeçalho da seguinte maneira:
             #VRML V2.0 utf8
O caractere # significa comentário, ou seja tudo o que estiver após esse simbolo não será interpretado pelo brownser.

CARACTERÍSTICAS BÁSICAS

Um node é um conjunto de especificações que determinam as características dos objetos contidos no cenário. O node AsciiText é usado para colocar texto no cenário. Outros parâmetros como o tipo ou estilo da fonte pode ser mudado usando o node FontStyle. VRML possui diferentes classe de nodes.
O VRML, já possui algumas figuras geométricas pré-definidas, são elas o cubo, cone, o cilindro e a esfera. Por default essas figuras apos criadas ficam localizadas no centro da tela. Para mudar os objetos do espaço é usado o node Translation.
O node Cube é usado para definir paralepípedos.
O node Cone serve para criar cones simples. Os parâmetros desse node são:
  • bottomRadius - define o raio da base;
  • height - define sua altura.
O node Sphere é usado para representar uma esfera, por default o raio da esfera é 1 unidade e seu centro está em (0,0,0). O único parâmetro para esse node é:
  • radius - que define o comprimento do seu raio.
O node Cylinder é usado para definir cilindros. Existem dois parâmetros para este node, são eles:
  • radius - que define seu raio;
  • height - que define sua altura.
Aqui esta um pequeno código .wrl
#VRML V2.0 utf8
# The VRML 2.0 Sourcebook
# Copyright (c) 1997
# Andrea L. Ames, David R. Nadeau, and John L. Moreland
# A brown hut
Group {
         children [
         # Draw the hut walls
              Shape {
                appearance DEF Brown Appearance {
                    material Material {
                       diffuseColor 0.6 0.4 0.0
                        }
                   }
                   geometry Cylinder {
                       height 2.0
                       radius 2.0
                    }
              },
              # Draw the hut roof
                      Transform {
                        translation 0.0 2.0 0.0
                         children Shape {
                              appearance USE Brown
                                geometry Cone {
                                  height 2.0
                                  bottomRadius 2.5
                               }
                      }
               }
       ]
}
Figura 1.0

É isso galera, fiquem ligados nos proximos post sobre Realidade Virtual que eu estarei colocando aqui.
Não perca tempo, começe agora a criar imagens 3D você também.

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