quinta-feira, 19 de maio de 2011

Redes Sociais

Olá caros leitores, estou mostrando-lhes meu primeiro post onde trarei novidades sobre uma das tendências do momento, Redes Sociais: acontecimentos e informações em geral.
Primeiramente, devemos entender sobre o que é Rede Social: obviamente que ela é composta por pessoas, mas basicamente a sua essência está no que diz respeito à troca de informações motivadas nos mais variados tipos de relações, ou seja, música, cinema, notícias, jogos etc. Em que estas podem possuir várias redes, como redes profissionais (linkedin, assembla, find.u), de relacionamento (orkut, facebook), música (LastFM), imagens (flickr) e que da mesma forma que elas surgem, também podem acabar (Gazzag).
Antes de explorarmos as mídias sociais como são hoje é de sumo importância conhecer sua origem e automaticamente suas mudanças em compasso com o crescimento tecnológico, para ilustrar toda essa história peço-lhes que visualizem a seguinte imagem (clique para ampliar):


Nela podemos observar inicialmente uma interação social que de tão comum é normal não darmos seu devido valor, ou seja, os serviços postais; e que a partir dela muitas coisas aconteceram como o famoso IRC iniciado em 1988 e que teve seu auge no Brasil com a antiga BrasNET no ínicio de 1997; nesta mesma imagem podemos ver casos interessantes como do MySpace que depois de ser vendida a News Corporation acabou perdendo grandes usuários, e o Orkut que inicialmente foi voltado para o público norte-americano, mas que hoje tem em sua maioria usuários do Brasil e da Índia. Youtube iniciado em 2005 recebeu pela revista Times o título de melhor invenção do ano, e por fim como grande destaque o Facebook que atualmente possui mais tráfego de dados que o Google.
No Brasil, daremos uma olhada na edição nº 628 da Revista Época, nela consta um gráfico bastante interessante sobre as redes sociais que os brasileiros mais freqüentam, para entender melhor todos esses dados recomendo que assistam esse vídeo bastante interessante produzido pela Agência Click:

Recentemente tivemos um caso envolvendo a empresa Arezzo em que esta utilizou o Facebook para promover o lançamento de roupas feitas de peles de animais, preciso comentar a reação dos protetores dos direitos dos animais? Este é um daqueles casos de como NÃO utilizar-se das Redes Sociais, e que paramos para pensar na falta de conhecimento que alguns profissionais possuem destas ferramentas de divulgação de informação, neste caso o responsável pelo setor de marketing da empresa.
Alguns dados nacionais interessantes:
  • Brasil, o país mais sociável do mundo. Enquanto que no mundo a média de amigos virtuais é de 195 pessoas por usuário, por aqui são de 365.
  • As classes C e D buscam por redes sociais tanto quanto as demais classes.
  • 72% do usuários do Orkut são brasileiros.
  • Maiores utilizadores do Windows Live Messenger.
Enfim, as Redes sociais vêm consolidando-se nas mais diversas extensões, seja para diversão, negócios, manter e iniciar amizades e obviamente conhecimento. Muitos ainda mantém certa resistência, pois, afirmam que essas redes digitais apenas contribuem para afastar ainda mais as pessoas do convívio físico, porém há outra gama de usuários que enxergam de forma mais futurista onde pessoas de culturas e nações diferentes poderão interagir entre si. Para empresários, as mídias sociais tornaram-se uma grande alternativa para publicidade. Para o Brasil, comprovado nos dados acima, tais ferramentas serviram para dar aquele toque e carisma que nosso povo possui através do mundo.

Até mais, Valmir!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário