
O Android é a nova plataforma do Google voltada para dispositivos móveis, baseada na plataforma Java com sistema operacional Linux. Foi inicialmente desenvolvido pela Google e posteriormente pela OHA (Open Handset Alliance), mas a Google é a responsável pela gerência do produto e engenharia de processos.
Com o crescimento no mercado, empresas como a Google se juntaram para formar a OHA (Open Handset Alliance), aliança entre as maiores empresas do ramo de telefonia. Entre os integrantes dessa aliança, estão: HTC, LG Motorola, Sony Ericsson, Toshiba, Sprint Nextel, China Mobile, T-Mobile, Asus, Intel e outras mais. A junção dessas empresas para criarem a OHA, pode ser explicada pelo fato de que a disputa sempre foi na venda pelos aparelhos celulares e não pelos sistemas operacionais que rodam neles. A intenção dessa aliança foi criar uma plataforma de desenvolvimento de código aberto, único e flexível. O Android é a resposta do Google para esse ramo, sendo a primeira plataforma móvel completa, aberta e livre.
Muitas características presentes no Android, tais como gráficos 3D e banco de dados nativo, também estão disponíveis em outras plataformas móveis. Porém, apenas no Android há um componente que permite exibir e manipular um mapa do Google Maps, serviço de mapas do Google dentro de uma aplicação. As aplicações são escritas na linguagem Java, onde o código Java compilado assim como nos recursos da aplicação é compactado em um arquivo “.apk”. Cada arquivo .apk representa uma aplicação, que pode ser instalado nos dispositivos móveis. Ele também inclui a máquina virtual Dalvik(executa classes Java compiladas para o formato “.dex”) e bibliotecas Java básicas.
Os desenvolvendores podem publicar e vender suas aplicações no Android Market. Para publicar suas aplicações é cobrada uma taxa de registro em média de U$ 25,00 e em cada aplicação vendida o desenvolvedor recebe 70% do valor da aplicação.
Os números mais recentes da Research2guidance mostram que o Android Market tinha em 1º de maio de 2011 um total de 294.738 apps (64% dessas aplicações são gratuitas), aproximando-se cada vez mais do total de 381.062 da App Store. O relatório usa de extrapolação para prever que o Android Market vai superar a App Store em agosto ao atingir a marca de 425 mil apps. Mais de três bilhões de aplicativos já foram baixados.
Segundo a Research2guidance o Android Market vai se tornar a maior plataforma de aplicativos móveis do mundo em agosto de 2011. Podemos concluir claramente que o Market é o mercado mais dinâmico e com maiores taxas de crescimentos em termos de números de aplicações. Mas isso nem sempre significa pontos positivos para os desenvolvedores, por tornar uma concorrência ainda maior para quem for publicar suas apps no Market.
Para se dar bem nesse mercado de tecnologia móvel utilizando a plataforma Android é necessário inovar, não submeta seus aplicativos para uma categoria onde já exista muitos aplicativos. Você pode também fazer o uso de lojas de aplicativos independentes e colocar o seu aplicativo em um ambiente menos competitivo numericamente. As mudanças no mercado criarão novas oportunidades, então estejam atentos as inovações tecnológicas e no que o mercado necessita.
Abraços e até o próximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário