domingo, 11 de setembro de 2011

Google cria serviço de pagamento por telemóvel

A Google vai iniciar testes de um novo serviço de pagamento através de telemóvel em lojas e supermercados de Nova Iorque e San Francisco. A novidade permitirá que os clientes usem o telefone para pagar compras através de um sistema de cobrança instalado, a cargo da companhia do servidor, que administrará os registos de pagamento a partir de telemóveis. Os primeiros testes começam daqui quatro meses, segundo o site da Bloomberg.

Os telefones deverão estar equipados com a tecnologia de comunicação inalâmbrica de curta distância e alta frequência (NFC - Near Field Communication), que permitirá o intercâmbio de dados, entre dispositivos, a menos de dez centímetros.
Caso este projecto seja bem-sucedido, a Google irá alarga-lo para outras cidades e lojas. Entretanto, ainda não existem muitos equipamentos que dispõem desta tecnologia – apenas se registando o Nexus S, da Samsung e da Google. A Nokia e a RIM estão a preparar modelos que já a incorporam. Mas a Apple, por exemplo, mantém a resistência e o próximo iPhone sairá sem NFC.

Este sistema será uma alternativa a cartões de crédito ou multibanco e dinheiro, já que bastará aproximar o telemóvel da caixa registadora, combinando informação bancária do utilizador, cartões de oferta, de fidelidade e cupões, num único chip NFC.

A Google já está na vanguarda dos telefones inteligentes, graças ao sistema operativo Android e agora irá competir com sectores como o PayPal do eBay. Embora alguns dispositivos já integrem esta tecnologia NFC, o último iPhone da Apple ainda não tem avanços neste campo.

domingo, 4 de setembro de 2011

Adobe AIR

Adobe AIR é um runtime para diversos sistemas operacionais que permite que você use o ActionScript existentes ou habilidades HTML / JavaScript e ferramentas de desenvolvimento para construir e implementar aplicações ricas para Internet (RIAs) fora do navegador e em dispositivos móveis.

As aplicações AIR são um intermediário entre aplicações Web (que necessitam um browser) e aplicações desktop (Word, Photoshop etc.).

Quando comparado com aplicações Desktop tradicionais, as AIRs possuem uma melhor integração com a Web e rodam nos três maiores Sistemas Operacionais.

Digamos que as aplicações AIR têm o melhor dos dois ‘mundos’. Podem interagir com recursos online quando conectadas ou usar dados locais (através do banco de dados SQLite incluído) .

AIRs também são ’inteligentes” o suficiente para saber quando há ou não conexão com a internet. Então você pode criar programas que trabaham com informações online e usam informações locais quando não houver conexão.


Quem pode desenvolver em Adobe AIR?

Os desenvolvedores podem criar aplicações AIR usando seus conhecimentos em HTML, CSS, Javascript, Flash e Flex. O AIR atua como um “empacotador” que permite que uma aplicação rode como desktop e vá além das limitações que normalmente ela teria se estivesse rodando em um browser.

Alguns recursos disponivéis com Adobe AIR:
  • Uso de certificado digital;
  • suporte a multidiomas(a partir da versão 1.1);
  • API de atualização automatica;
  • API de instalação automatica;
  • Toda a API do Flash Player e uma API exclusiva para javascript;
  • suporte a sistema de arquivos;
  • Uma aplicação que rodar tanto windows, mac ou linux;
  • Engine HTML baseada no webkit(a mesma usada no safari, celulares nokia, google chrome etc);

Mais informações sobre Adobe AIR: